quinta-feira, 14 de maio de 2009

Águas Lindas de Goiás

Águas Lindas de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 149.598 habitantes. A área total é 278 quilômetros quadrados, sua população é quase inteiramente urbana. Integrante da região do entorno do Distrito Federal. A cidade mais próxima no DF é Brazlândia.

A existência de Águas Lindas é recente. Antes conhecida como Parque da Barragem, foi emancipada do município de Santo Antônio do Descoberto pela Lei Nº12797 de 27 de dezembro de 1995. Sua única razão de existência é Brasília. Começou a crescer às margens da BR-070 devido à exploração imobiliária. Os lotes eram oferecidos a valores baixos o que facilitou sua aquisição por parte da população de baixa renda que morava no Distrito Federal. Cresce de forma desordenada em função disto, pois esta atividade não era fiscalizada. A exploração foi feita por corretores que não se preocupavam com a organização da cidade. Desta forma, a população cresceu e hoje, Águas Lindas de Goiás é composta por uma população de quase 200.000 habitantes. Em 1996 foi realizada a primeira eleição, tendo como vencedor do pleito o Sr. Ordalino Garcia de Melo, que assumiu a Prefeitura Municipal em Janeiro de 1997.


Águas Lindas está a 193 quilômetros da capital do estado que é Goiânia, situando-se, próximo à divisa oeste do Distrito Federal. As conexões da estrada com o Goiânia são feitas pela BR-153/Anápolis/BR-414/Cocalzinho de Goiás/BR-070.

A cidade não possui uma indústria principal, mas têm uma variedade de empresas comerciais pequenas que variam de escritórios, lojas de mantimento e supermercados.

Desde 2005, está sendo promovido em Águas Lindas, o programa de desenvolvimento econômico do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções. Trata-se de uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério da Integração Nacional, Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Possui 241 bairros entre os quais Águas Bonitas, Cidade do Entorno, Jardim América, Jardim Brasília, onde se localiza a avenida comercial, Jardim da Barragem, Jardim Guaíra, Jardim Pérola, Jardim Querência e Padre Lúcio.

Proposta para Criação da CUFA em Goiás

A Central Única das Favelas é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – geralmente negros – que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados. Assim, fundaram a CUFA, cuja manifestação cultural é o hip hop, mas que busca ampliar e atingir outras formas de expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.

A CUFA já vinha pesquisando por lideranças em Goiás que pudessem colaborar com a implantaçao da instituição no Estado. Após observação baseada em diversos critérios da organizaçao, chegaram à alguns cidadãos comuns que já vinham desenvolvendo algum tipo de projeto de inclusão social e que estavam afim de abraçar a causa e fazer com que a CUFA se tornasse parte do cotidiano de todos aqueles que necessitam de apoio nessa regiao , seja apoio cultural ou social.

A CUFA-Goiás Promoverá eventos e buscará apoio para se desenvolver e poder chegar cada vez mais longe e onde haja necessidades comuns e cobrará os direitos dos cidadãos e fará o melhor possivel para que a inclusão seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário